Será o Homem a mais bela criação de Deus?

Homem… ser individual, repleto de idiossincrasias nefastas e belas… revela na sua essência uma adaptação aos elementos da vida, gerado e criado com base em pressupostos inicialmente bem definidos.


Homem… a mais bela criação de Deus… Homem esse considerado como contraditório, ambivalente, e ao mesmo tempo relacional, afectivo e receptivo à beleza das coisas. Investe e desinveste; restaura a ordem e promove o caos; odeia e ama; dá e retira vida, enfim… Homem…


Contudo não gostaria de deixar transparecer uma visão tão negativista ou dual, na medida em que o Homem é e será sempre uma criação linda, emoldurada e concebida por Deus.
Deus pintou o retrato da sua existência, apercebendo-se desde cedo das imperfeições e das qualidades inerentes ao comportamento do Homem… Contudo, ele evidencia uma enorme capacidade em sobreviver intelectualmente, manobrando a vida de uma forma inteligente, capacitando-se com todas as ferramentas sociais, emocionais e psicológicas que adquire e integra na sua consciência.


Homem… a mais bela criação de Deus… sereno, afectivo, disponível, sincero, empático, estruturado e com capacidade em mudar, revestindo-se de ideias próprias. Ainda assim, facilmente se deixa influenciar positiva e/ou negativamente… mas estando consciente do que é bom ou mau, está nas suas mãos ser considerado a mais bela criação de DEUS.


ELE deu as ferramentas e o Homem terá que instrumentalizá-las e adaptá-las às vicissitudes da vida.
Desta forma, DEUS concebe um ser imperfeito mas com capacidade em aperfeiçoar-se. A mais bela criação só assim poderá ser considerada se procurar na sua imperfeição, estratégias de adaptação e de melhoria comportamental instintiva.


Rui Grilo
















Sem comentários:

Enviar um comentário