Uma pergunta difícil...

Será realmente o Homem a mais bela criação de Deus?

Responder à esta pergunta não é fácil. O melhor é começar por analisar o Homem em questão:

Logo nos seus primeiros dias, o Homem foi maltratado: Deus tirou-lhe uma costela para fazer outro ser humano. Para além do processo ser doloroso, o pós-operatório não deve ser menos. Conhecem muita gente que vive com menos uma costela?

Eu não.
De seguida, o que é que Deus fez? Expulsou o Homem do Paraíso porque supostamente comeu uma maçã... Forte o castigo. Não conheço mais nenhum pai que tivesse posto o filho fora de casa porque comeu uma maçã, uma banana ou qualquer outro fruto...

Deus nunca facilitou a vida ao Homem. Bem pelo contrário, numerosos foram os obstáculos. O dia em que Deus decidiu repartir as defesas pelos seres vivos, ele de certeza que se esqueceu do Homem. Como é que possível que todos tenham asas para voar e, consequentemente, fugir dos perigos, presas para cortar os alimentos, peles para lutarem contra o frio, força para se protegerem, barbatanas para... bem... para nadar e para o Homem?
Nada.
Um ser com braços, dentes que precisam de constante atenção, pelado até dizer chega (se bem que isto tem muito que se lhe diga) e fraco. Sim claro, Deus deu-nos a inteligência. Olha, grande coisa! Tenho que vos lembrar que nem todos nós recebemos a mesma dose? Tenho que vos lembrar ainda o tempo que demoraram os nossos antepassados para acender um fogo um fogo?

Demoramos séculos para chegarmos ao patamar actual e mesmo assim, nada feito...

Contudo, o que realmente importa nesta injustiça toda é que nos evoluímos, nós somos todos providos de uma dose de amor, nós somos capazes das coisas extraordinárias. Citando Eugène Delacroix: "Haverá na Criação um ser mais escravizado do que o Homem?" - a resposta é não, mas é devido a todos os males, a todas as fraquezas que Deus lhe facultou que fazem do Homem a sua mais bela criação.


Marlene Tinhela
2009





























Voltar para a Homepage

3 comentários:

  1. Regardez ce qui est un plus beaux que j'ai jamais vu ... Je suis avec le sourire au visage! En fait, vous devez vivre avec un sens de l'humour à comprendre et à accepter une vie qui est aussi bon que ironique. Je vous remercie de votre aide! Il n'y a rien de plus beau que la générosité dont on se sent libre dans votre texte. Humor fait de la bonté sweet:)
    Bjs Nuno

    ResponderEliminar
  2. Et bien mon cher ami, j'ai été agréablement surprise par tes connaissances du français! J'espère néanmoins que le texte soit à la hauteur de la cause! Si tu veux le texte traduit en français, fais-moi signe, car n'oublions pas le français est le langage de l'art... :)
    Bjs
    Marlene Tinhela

    ResponderEliminar
  3. Marlene, aparentemente temos algo em comum, a amizade do Nuno e uma visão realista sobre o conceito "Homem". Apreciei bastante a tua perspectiva histórica da evolução/ regressão do Homem, bem como o enfase que deste acerca das lacunas e falhas que permitem o desenvolvimento da Humanidade. De facto, sem elas nós seríamos seres despojados de sentimentos e emoções, mas acima de tudo, seres com ausência de AMOR.

    Esperemos que outros amigos possam partilhar outras ideias.

    ;) Rui Grilo

    ResponderEliminar