A quase e mais bela... Criação

A mais bela criação de Deus está intrínseca em todos os homens que tem a capacidade de reconhecer a beleza, a força e a sabedoria da Natureza Divina.
Reconhecendo estas três orientações espirituais definimos assim a nossa tridimensionalidade e tri-unidade.



O caminho que percorremos deixa claro que a orientação necessária e perfeita para atingirmos a sublimação do ser é nunca separar o trigo do joio de forma drástica. Nunca esquecer que o que está iluminado deixa sempre uma parte sombria para trás.



Para quem julga nada ver, mas vendo, e decide praticar a preguiça mental ou física, que aprenda a sentir e a sentir-se na Natureza pois ela é a redentora de todas as chaves da suprema e eterna sabedoria daquele que nos está mais próximo e que por vezes não sentimos.

Somos então a quase e mais bela perfeita representação feita a imagem e semelhança de Deus.

Marco Ayres

2009











Voltar para a Homepage









Uma pergunta difícil...

Será realmente o Homem a mais bela criação de Deus?

Responder à esta pergunta não é fácil. O melhor é começar por analisar o Homem em questão:

Logo nos seus primeiros dias, o Homem foi maltratado: Deus tirou-lhe uma costela para fazer outro ser humano. Para além do processo ser doloroso, o pós-operatório não deve ser menos. Conhecem muita gente que vive com menos uma costela?

Eu não.
De seguida, o que é que Deus fez? Expulsou o Homem do Paraíso porque supostamente comeu uma maçã... Forte o castigo. Não conheço mais nenhum pai que tivesse posto o filho fora de casa porque comeu uma maçã, uma banana ou qualquer outro fruto...

Deus nunca facilitou a vida ao Homem. Bem pelo contrário, numerosos foram os obstáculos. O dia em que Deus decidiu repartir as defesas pelos seres vivos, ele de certeza que se esqueceu do Homem. Como é que possível que todos tenham asas para voar e, consequentemente, fugir dos perigos, presas para cortar os alimentos, peles para lutarem contra o frio, força para se protegerem, barbatanas para... bem... para nadar e para o Homem?
Nada.
Um ser com braços, dentes que precisam de constante atenção, pelado até dizer chega (se bem que isto tem muito que se lhe diga) e fraco. Sim claro, Deus deu-nos a inteligência. Olha, grande coisa! Tenho que vos lembrar que nem todos nós recebemos a mesma dose? Tenho que vos lembrar ainda o tempo que demoraram os nossos antepassados para acender um fogo um fogo?

Demoramos séculos para chegarmos ao patamar actual e mesmo assim, nada feito...

Contudo, o que realmente importa nesta injustiça toda é que nos evoluímos, nós somos todos providos de uma dose de amor, nós somos capazes das coisas extraordinárias. Citando Eugène Delacroix: "Haverá na Criação um ser mais escravizado do que o Homem?" - a resposta é não, mas é devido a todos os males, a todas as fraquezas que Deus lhe facultou que fazem do Homem a sua mais bela criação.


Marlene Tinhela
2009





























Voltar para a Homepage

Sobre Deus... Palavra e Cor




Tremi no medo de não encontrar a cor perfeita para te pintar
E no tremor da minha mão veio o risco
A linha torta que se fez forma
E peguei na linha e na cor
E fiz dela uma nota de uma música
E ouvi em cada cor um tom
E nessa música feito quadro nasceste tu
E de nós nascem novas cores
E corro para te ver sair de mim
E passo as minhas mãos sobre ti
E posso dedilhar nas cordas das linhas
E sentir-me caixa do ar que precisas
Para que outros te vejam e me oiçam
Voz da musica que carregas em ti

Nasce de mim a tua natureza
E em ti crio o Homem
E dou de Deus a palavra e a cor


José Machado, 2009
Voltar para a Homepage









As Idades de DEUS



A natureza é a mais bela criação de DEUS.
ELE é um mistério,
Não teria sentido se soubéssemos quem ele é,
Seriamos como crianças
Como tal não seria possível,
Mas sim um ser adulto,
Capaz de fazer uso da natureza.
Embora cada um de nós
Também aqui e ali a possamos destruir.

Trata-se de trabalhar para ELE.
AMOR.RESPEITO.CREATIVIDADE.EMOÇÕES POSITIVAS.
Sermos tudo o que pensamos que ele é de bom.

Quando acordamos de manhã começa um novo dia,
Ele traz o sol consigo
Até ao silêncio da noite.
E temos CRISTO e outros imortais algures.


Luis Garcez


Voltar para a Homepage








Será o Homem a mais bela criação de Deus?

Homem… ser individual, repleto de idiossincrasias nefastas e belas… revela na sua essência uma adaptação aos elementos da vida, gerado e criado com base em pressupostos inicialmente bem definidos.


Homem… a mais bela criação de Deus… Homem esse considerado como contraditório, ambivalente, e ao mesmo tempo relacional, afectivo e receptivo à beleza das coisas. Investe e desinveste; restaura a ordem e promove o caos; odeia e ama; dá e retira vida, enfim… Homem…


Contudo não gostaria de deixar transparecer uma visão tão negativista ou dual, na medida em que o Homem é e será sempre uma criação linda, emoldurada e concebida por Deus.
Deus pintou o retrato da sua existência, apercebendo-se desde cedo das imperfeições e das qualidades inerentes ao comportamento do Homem… Contudo, ele evidencia uma enorme capacidade em sobreviver intelectualmente, manobrando a vida de uma forma inteligente, capacitando-se com todas as ferramentas sociais, emocionais e psicológicas que adquire e integra na sua consciência.


Homem… a mais bela criação de Deus… sereno, afectivo, disponível, sincero, empático, estruturado e com capacidade em mudar, revestindo-se de ideias próprias. Ainda assim, facilmente se deixa influenciar positiva e/ou negativamente… mas estando consciente do que é bom ou mau, está nas suas mãos ser considerado a mais bela criação de DEUS.


ELE deu as ferramentas e o Homem terá que instrumentalizá-las e adaptá-las às vicissitudes da vida.
Desta forma, DEUS concebe um ser imperfeito mas com capacidade em aperfeiçoar-se. A mais bela criação só assim poderá ser considerada se procurar na sua imperfeição, estratégias de adaptação e de melhoria comportamental instintiva.


Rui Grilo